domingo, agosto 12, 2012

Dez Anos de The Embodiment of Scarlet Devil! E...



No momento que começou o Comiket 82, fez exatos 10 anos do lançamento de The Embodiment of Scarlet Devil. Sim, faz todo esse tempo que saiu o primeiro game de Touhou pra Windows, no dia 11 de agosto de 2002, durante o Comiket 62. Apesar de, comparado com os games mais recentes da série ele ter ficado bem datado, ele é algo como Street Fighter 2 - The World Warrior: apesar de atualmente não ser lá tão bom quanto na época, ele foi um marco no seu gênero por sair da obscuridade de suas versões anteriores (no caso de Touhou 1~5, no NEC PC-98. ). E foi o ponto de partida pra uma fanbase que atualmente é tema da maioria esmagadora dos circles no Comiket.

Mas em minha opinião, um dos maiores méritos do Touhou Project foi mesmo essa inspiração. Não apenas em doujinshi, mas em outras produções independentes, especialmente games. Fangames de Touhou existem em quantidades imensas, claro. Mas também provou que muitos desenvolvedores independentes podiam fazer bonito; vale lembrar que ZUN criou todos os games da série sozinho (exceto os de luta). E na rabeira veio gente como o pessoal da TYPE-MOON (Tsukihime, Fate), 07Expansion (Higurashi, Umineko) e outros mais. EoSD mostrou que era possível fazer bonito sem ser pau mandado duma Capcom da vida.

Por isso, é algo a se comemorar, mesmo que não se seja fã de Touhou, pois EoSD mostrou a força da produção independente. Claro que a musical inclusa:


Parabéns, Touhou Fandom...por mais merda que volta e meia façam...


...e que volta e meia também mereçam levar um tufo nos cornos...;P


Por falar em palhaço, o #ClampDayR2 tá chegando, lembram?

Nenhum comentário: