sábado, maio 26, 2012

Quer Participar do Clamp Day R2? Saiba Como!


Então, você se interessou em entrar nessa bagaça? Tudo bem, sem problemas. Porém, há alguns pequenos procedimentos pra botar um pouco de ordem no projeto. Não é muita coisa, mas essas regras tem que ser explicadas direitinho...vamos lá!

- De forma geral, qualquer forma de manifestação acessível por meio da internet é válida. Postagens em blogs, podcasts, vídeos...tanto faz a forma. mas obviamente ela tem que ser relacionada com os trabalhos do Clamp. Quaisquer projetos com a mão delas no meio tá valendo, assim como trabalhos derivados (doujinshi baseados nesses trabalhos, por exemplo). Os projetos que não são de autoria delas, mas com colaboração direta, como Code Geass tão valendo também, desde que se atenham a influência delas nos mesmos.

- A publicação está marcada para os dias 10 e 11 de novembro deste ano. Sim, será durante dois dias. Quem for participar deve colocar o banner do projeto (no momento em construção), assim como links para a fanpage do Facebook, e os trabalhos dos outros participantes em seu post, claro. Não custa nada, a não ser um pouquinho de tempo pra isso.

- Não há restrição de qual trabalho delas você queira fazer, só que é extremamente recomendável que não se prendam apenas aos trabalhos mais populares; não ajuda muito ter uns dez artigos quase iguais sobre Card Captor Sakura. Da mesma forma, não precisamos de cópias de descrições de wikis. A originalidade na abordagem é mais do que recomendada. 

- Lembrem-se de que o Clamp trabalhou com diversos gêneros (romance, drama, comédia...) assim como cenários variados (era moderna, fantasia, ficção científica...). Uma boa abordagem seria tratar da forma que elas trabalharam com esses gêneros, como traçar paralelos entre os andróides de Chobits e os robôs positrônicos de Isaac Asimov, por exemplo. Elas escrevem pra nos fazer pensar, e tem melhor forma de fazer uma homenagem mostrando que estamos fazendo isso?

- Um dos aspectos mais famosos do Clamp é a filosofia de que o amor transcende a todas as barreiras,  seja idade, gênero ou espécie. É importante que a abordagem desses relacionamentos, seja de forma respeitosa, da mesma forma que elas sempre o fizeram. 

- Da mesma forma, há trabalhos do Clamp com temas mais adultos, muitas vezes com doses de violência e erotismo. É mais do que recomndável fazer um disclaimer quando for postar e avisar que temas maduros serão abordados. E na maioria dos casos não há a necessidade de mostrar esses elementos de forma gratuita; um exemplo de abordagem seria este artigo que fiz sobre um doujin hentai de Negima, que consegue ser SFW (o artigo).

- . Os fãs são bem-vindos a participar; mas "-tards" e haters, não. Respeitem trabalhos que não sejam do Clamp em seus artigos, evitando coisas como "todos os mangás da Jump são lixo" ou coisas imbecis assim (Ei, Gate 7 sai na Jump Square...). Não precisamos de queimadas de filme por causa de xilique de fanboys/girls. Isso não ajuda mesmo.

- Respeito entre os participantes. Sabemos que tem sempre intriga entre certos grupos e indivíduos por aí, mas não usem o Clamp Day pra resolver suas diferenças. Insultos e provocações dirigidos a outros inseridos em meio aos posts tanto de forma clara ou velada não serão tolerados de forma alguma. Vão prum octógono pra se acertarem o quanto quiserem...



De modo geral é isso. Lembrem-se de verificar constantemente a fanpage do Facebook, para se manter atualizados quanto ao andamento dos preparativos. Lá vocês podem sempre contatar os administradores para resolver qualquer dúvidas. Allons-y!


Nenhum comentário: