sábado, fevereiro 05, 2011

Quartett: Enfim, Saiu o Patch de Tradução!


Depois de uma LONGA espera (pouco mais de quatro anos!), enfim saiu o patch com a tradução completa de Quartett, da produtora Littlewitch (que infelizmente encerrou suas atividades no final de 2009), cortesia do Amaterasu Translations. O patch está disponível aqui, e é compatível com a Standard Edition 1.0, que acompanha o DVD release do game que saiu em 2006. Caso vocé tenha a versão em 2 CDs, atualize-a com este patch de update antes de aplicar o de tradução.


Lançado em 2004, Quartett é um game que chama atenção por dois motivos: sua bela arte em estilo de aquarela, suave e diferente do padrão cel shading dos demais títulos; e sua engine peculiar, que mostra o texto na forma de balões de texto, exatamente como numa história em quadrinhos, em vez da clássica caixa de texto na parte de baixo da tela.



 Dá pra se entender a razão do patch ter demorado tanto, já que além dos membros do time de tradução terem pouco tempo para se dedicar ao projeto (afinal, todos temos a vida pra tocar), é de se esperar que uma engine peculiar como a de Quartett seja mais complicada de se lidar. Algumas pequenas partes do game estão sem tradução (como algumas imagens e menus), mas nada que atrapalhe.

O principal problema é que, justamente pela Littlewitch não existir mais, não será fácil conseguir legalmente uma cópia do game fora do Japão. Talvez seja um caso de recorrer a "certos" meios...mas vale a pena. 

Mais uma coisinha interessante é este outro patch que adiciona vozes diretamente da versão all ages para PS2, e que deve ser usado com este patch de correção de bugs, evitando alguns crashes. Isso só aumenta ainda mais a diversão deste game. Quartett é um game ímpar, e altamente recomendado, ainda mais por ser tão original dentro de seu próprio gênero, onde (boas) inovações são raras...

Quanto ao assunto da Jast e seus recentes licenciamentos (incluindo Eien no Aselia), vou dar uma pesquisada e falar com certas fontes pra postar algo relevante sobre essapolêmica, que (pra variar)deve ser mais exagerada do que é...por hora, façam como eu e aproveitem Quartett, de qualquer  forma, é mais do que recomendado. Sim, eu já disse isso. E é a mais pura verdade, oras^^ 

Nenhum comentário: