sábado, agosto 01, 2009

Touhou Hisoutensoku : Cirno, Sanae e Meiling No Novo Touhou de Porrada!

Enfim, ZUN se prostrou de quatro, e cedeu aos apelos dos fãs! Pela terceira vez, Team Shanghai Alice e Tasogare Frontier se juntam para criara um game de luta do Touhou Project: Touhou Hisoutensoku - Unthinkable Natural Law, sendo o episódio 12.3 (?) que se passará após os eventos de Touhou Seirensen (aka Touhou UFO). E o game trás não uma, mas TRÊS grandes novidades: uma “Garota Chinesa”, uma “Boa Menina” e...uma “Fada do Gelo”!



É exatamente isso. Hong Meiling, Sanae Kotiya e Cirno são as novas “porradoras”! Meiling retorna depois de ter ficado de fora em SWR. Já Sanae não é surpresa nenhuma, já que ela não deixou de aparecer desde Mountain of Faith (e será jogável em Touhou UFO, já praticamente conquistando um status equivalente a Reimu e Marisa), já Cirno é a maior novidade; ela sempre foi muito bem nas pesquisas de popularidade (o que se reflete nos doujinshi, como a série Advent Cirno e os 4koma da Dioxin), mas até agora não tinha ganho uma chance dessas (a última vez foi em PoFV).

Como este é um episódio oficial, vamos ao motivo delas trocarem porrada (e danmaku, claro), e se vocês já achavam estranho ter disco voador e energia nuclear em Gensokyo, agora há...Gundam! Bem, quase isso...explicando (antes que alguém ache que a Celestial Being se mudou pra lá): um vulto gigantesco é visto no horizonte, e algo tão fora do comum (mesmo se tratando de Gensokyo), é a razão que explica como as novatas se meteram no rolo:

Sanae: Ela vê o que parece um robô gigante envolto em neblina. Kanako diz que é um “Brocken Specter” (um tipo de ilusão de ótica; para o observador parece estar vendo um “gigante”, mas é apenas o reflexo de sua sombra) e dá de ombros. Sanae resolve se divertir um pouco, achando que é um Mecha dos animes que ela assistia antes de vir pra Gensokyo, e vai atrás do tal Gundam (ou Valkyrie, Eva, ou seja lá o que ela acredite ser).

Cirno: Ela viu algo que parecia ser maior que uma montanha (na verdade, não é tão alto assim, mas sendo Cirno inocente como só ela é...), e achou que era um Daidarabocchi , um tipo de Fada (Yousei) Lendária. Animada, ela viu a Miko do templo no alto da Montanha Youkai (ou seja, Sanae) que perguntou onde foi o Mecha. Fula da vida (afinal, ela viu a coisa primeiro), ela dá uma dica furada pra Sanae e vai atrás do que ela acredita ser o Daidarabocchi.

China...digo, Meiling: Ela estava protegendo o portão da Scarlet Devil Mansion (como sempre), e pela manhã ela viu o tal vulto gigantesco escondido na névoa. Achando ter visto a sombra do Taisuei Shengjun (o Buda dos Infortúnios) ela foi correndo contar pra Remilia o que viu. Mas ao dizer que um Deus Maligno tinha invadido Gensokyo e que deveriam lutar todos juntos pra deter o tinhoso, ninguém a levou a sério. Por isso, ela vai por conta própria atrás do tal Deus Maligno.

Uma coisa a se notar é que o game é ao mesmo tempo um stand-alone e uma expansão pra Scarlet Weather Rhapsody: você poderá escolher dentre Sanae, Cirno, Meiling, Reimu Marisa e mais duas que retornam de SWR (ainda não reveladas, talvez dentre Alice, Sakuya, Youmu ou Aya). Porém, se você tiver também SWR instalado, ganhará acesso a todas as personagens dos dois games, o que dá umas 18 personagens, fora uma ou duas chefes (isso se o chefe final não for algo IMENSO como os das VS. Series da Capcom...só que ao estilo Touhou, claro).



Não há ainda muitas imagens, mas dá pra se concluir algumas coisas, analisando as poucas fotos:

- O sistema será quase todo o mesmo de SWR, ou um aperfeiçoamento dele (talvez como de EFZ Blue Sky Edition pra EFZ Bad Moon Edition). Os marcadores de energia, Spirit e Spellcards são os mesmos, mas com um visual mais “mecanizado” (notem as engrenagens).

- Na foto onde Sanae luta com Cirno, notem que acima do Spirit Meter de Sanae há duas barras com os rostos de Kanako e Suwako nelas. Fica óbvio que elas participam das lutas (como elas iriam deixar a queridinha delas se meter em encrenca sozinha?), mas como as Supporter Lolis de Vanguard Princess, dando ataques extras (talvez não tão complexo quanto VP, mas a barra servirá pra evitar abusos). Mais ainda: o cenário fica à margem dum lago. Pode ser o cenário de Cirno (como em EoSD). Mais um detalhe interessante: dá pra ver que Sanae NÃO usa as “calçolas de véia” (bloomers) das demais. Afinal, como ela veio deste lado da Barreira, ela ainda usa calcinhas...^^

- Já na foto onde Cirno luta com Meiling, o cenário é o mesmo de Sakuya dos dois games anteriores, só que com uma tonalidade diferente (notem o céu nublado). Pobre China, ganhou um cenário “recauchutado”...bonito, apesar de manjado. Notam-se duas coisas ainda nesta foto: Meiling defende um projétil de Cirno, mas parece que o mesmo ataque pega num raio amplo (Meiling defende embaixo, e dá pra ver estacas de gelo indo pra cima também). Seria a Icicle Fall dela? Mais um fato (que vai revoltar alguns) é que há o Weather Meter (com uma cor diferente). Ou seja, o Sistema de Condição Climática continua. Se houver uma opção pra desligar isso, não vejo problemas (e se não houver, alguém faz).

- Já na terceira foto, Meiling dá um chute parecido com o Finisher do Ultra de Fei Long em SF4 bem na “caixa de pensar” da Sanae. Nota-se que ela ganhou golpes pra reforçar o lado Kung-Fu dela (oras, é a Chinese Girl!). Tomara que alguns desses golpes tenham frames de grazing e boa prioridade, com um auto-combo bem melhor que as demais ganharam em SWR (se esses combos permaneceram). Esse é mais um cenário novo, certamente de Sanae (já que parece o caminho para o templo dela no cume da montanha).

- Na última foto, a Dupla Dinâmica (o Chefe O’Hara diria que “Dupla Dinâmica é o car****”, mas...^^) “batendo cartão” como sempre. Enquanto Marisa fica parada , Reimu mostra um golpe novo onde ela no ar (saltando como o Strider Hiryu ou Heidern) cria um “círculo de barreiras” ou coisa assim, o que significa que ao menos algumas vão ganhar novos golpes, o que significa que ao menos alguma revisão mais profunda nas personagens foi feita. Também dá pra ver uma Skill Card no marcador do Deck de Reimu, confirmando que o sistema de trocar e dar power up nos golpes continua. Notem que o Weather Meter está em uma cor diferente, então pode ser mais fácil de se saber a condição climática.

Touhou Hisoutensoku vai sair dia 18 de agosto, junto com Touhou Seirensen, durante o C76 (ou NatsuComi, o Comiket de Verão). E mais uma coisa: a numeração deste episódio (12.3) leva a crer que teremos um episódio 12.5 em seguida. Se for um novo game do Team Shanghai Alice, pode ser que esse seja um game experimental nos moldes de Shoot the Bullet, onde ZUN testou novas bibliotecas (libraries, um termo de programação) que depois ele veio a usar nos games seguintes (pra se ter uma idéia, basta ver como são diferentes os games de antes e depois de Shoot the Bullet). Mas disso aí só vamos saber no futuro...

Sanae, China e Cirno num só game...o que mais podíamos querer (fora outras personagens)? F*CK YEAH!



2 comentários:

Sascha disse...

muito 10 pena que os screens estejam tão pequenos, logo mal posso esperar para o game sair

Gabardo disse...

Yo!
Encontrei esse site a pouco, por isso não faço ideia do que seja o Touho(alem de ser um game de luta) se puderes me passar algumas informações agradeço meu email é:
bascr_2007@hotmail.com
(p.s se for mandar algo mande por e-mail, desisti do MSN)