domingo, julho 27, 2008

Free Talk: Você Já Leu Algum Livro Hoje? E Tá Esperando o Quê?


Neste fim de semana eu participei dos eventos culturais da Livraria SENAI, dentro da Olimpíada do Conhecimento que aconteceu bem perto de casa. Como eu não tinha nada melhor pra fazer fui dar uma olhada, e não me arependi mesmo. No sábado tivemos um bate-papo como escritor Moacyr Scliar, que falou sobre seu livro "A Mulher Que Escreveu a Bíblia". Além de ser um dos imortais da Academia Brasileira de Letras e escrever num jornal de grande circulação daqui, ele se mostrou um cara muito simpático e acessível. Gente fina mesmo. O mesmo eu posso dizer de Charles Kiefer, autor do livro que deu origem ao filme "Valsa Para Bruno Stein"(com Valmor Chagas). O professor de Literatura da PUCRS também não deixa nada a dever a seu colega no quesito "cara legal". Bem diferente de outras personalidades que tive o desprazer de conhecer.

Também tive a chance de receber de presente os livros que citei ao participar dos dois eventos. Ainda bem, pois ando com falta de coisa boa pra ler em casa. E aqui eu exijo saber dos frequentadores deste blog: vocês tem lido algum livro ultimamente? Não tô me referindo a mangás, Light Novels ou Visual Novels, mas sim a livros, sejam eles comprados, emprestados, pegos na biblioteca ou mesmo baixados da internet. Não? Tá na hora de mudar isso.

Tem gente que já me perguntou o que se deveria fazer pra criar uma Visual Novel, já que falo muito disso aqui no blog. E eu respondo de novo: antes de aprender a programar uma engine, desenhar CG, compor música ou coisa assim, é extremamente necessário aprender a escrever. Sem isso nem pense em começar. Tsukihime por exemplo, não é tão demais só por causa do poder de Shiki de destruir até mesmo seres que poderiam ser chamados de deuses, mas sim porquê o autor Kinoko Nasu soube escrever muito bem a trama. A narrativa do game é excelente, e se vocês prestarem atenção, todo o texto do game podia simplesmente ser impresso e vendido em forma de livro. E ia ter o mesmo impacto do game. E quem leu Kara no Kyoukai (que foi anterior ao game de Tsukihime) vai notar o mesmo estilo. E eu posso falar o mesmo de outros Scenario Writers de Visual Novels, como a Ryukishi07, Tanaka Romeo, Jun Maeda e por aí vai...As CGs e música são um complemento para a história, e não o contrário.

Por isso, se você pretende escrever alguma história, seja um roteiro para quadrinhos, um Light Novel, um Visual Novel ou mesmo um conto, faça duas coisas: primeiro, leia bastante livros. A média de livros lidos no Brasil é de cerca de 1,9 livros/ano. É péssimo pra quem quer escrever; amédia deveria ser de pelo menos uns 10 a 20. Se fizer isso já é um começo. A segunda coisa é o mesmo que pretendo fazer em breve, faça uma oficina de criação literária. Com o suporte de alguém que já escreve há mais tempo que você, você com certeza vai saber não um meio "correto", mas um meio para que você passe as suas idéias e o leitor tenha interesse em ler mais que uma página do seu texto. E quem sabe você possa ir bem longe desta forma?

Pra finalizar: não abri este post com uma imagem da Patchouli Knowledge a toa; a maga asmática de Touhou só tem esse poder por ler muito. Você não vai aprender a soltar magias arrasa-quarteirão como ela (ao menos é o que o bom senso me diz...), mas pelo menos vai aprender o que você pode ou não fazer para criar um bom texto. Pra um escritor acho que essa é a magia que deve ser aprendida...

E por favor, quero que TODOS que passem aqui pelo blog respondam a pergunta acima, viu?

10 comentários:

Fernando disse...

Não leio muitos livros, mas escrevo continuamente á 8 anos e as pessoas que acompanham meu progresso dizem que eu melhorei estupidamente nesse tempo. Faz uns quatro anos que estou me concentrando em um história que digo que poderia dar um bom anime. Tentei fazer um visual novel, mas decidir parar pelo bem dessa história maior. Aproveitando, você saberia que tipo de programa me indicar para a criação da engine do jogo? Se não quiser colocar nos comentários, meu e-mail é genesis.omega@gmail.com

APepper disse...

Eu não estou com tempo para escrver muita coisa agora, mas resumindo, estou lendo o segundo volume de Musashi, já estou na metade.E sim, gosto de ler e leio.

Róger Ocelot disse...

Oi Soma. Pelo que você postou no tópico creio que você seja Porto Alegre não é? Que legal, eu também sou da região, sou de NH.

Sobre ler livros, eu dificilmente leio. Só quando tenho recomendação de alguém ou o assunto abordado me atrai. Eu tenho alguns livros que comprei em casa, mas ainda não consegui ler, o último foi "O Principe".

Eu leio revistas, mas isso não conta como livros não é? Leio a Galileu e a Scientific American.

Ultimamente meu tempo tem ficado mais limitado ainda agora que conheci as visual novels. Eu pessoalmente não gosto de coisas onde não tenho controle, como por exemplo livros e novelas. E foi justamente isso que me atraiu nas visual novels.

No momento eu leio (revistas), jogo visual novels, estou aprendendo japonês e também jogando Ragnarök Online.

APepper disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
APepper disse...

Eu acho que as visual novels tambem devem contar como uma forma boa de leitura, pois realmente tem muito texto e mesmo com as imagens e os efeitos você ainda tem o que interpretar e raciocinar.

Depois que eu terminar Musashi, vou ler Terror em Redhook (ou algo assim)de H.P Lovecraft, por causa de Saya no Uta XD Ainda não joguei Saya no Uta, estou esperando a tradução, mas conheço qual vai ser o estilo desse Visual Novel e acabei ficando curioso com esse estilo de terror.

Tambem quero dizer para quem ainda não le que comece a ler, pois sem duvida nenhuma é uma forma de abrir a sua mente para novos assuntos e acontecimentos.Alguns jogos de RPG botam até livros como itens para ganhar experiencia (ex:warcraft 3), e isso é realmente verdade, quando você le um livro você ganha muita experiencia (teorica) sobre os assuntos abordados.

E para finalizar, por favor saiba escolher o livro, o que não falta no mundo são obras boas, é capaz de muito gente que le muito morrer sem ler algumas obras edificantes só por causa de tempo, então não gaste tempo lendo livro que não prestam, conserteza há muita coisa melhor e se você perceber que o livro é futil e que você não vai aprender nada dele, pare de ler e pegue outro, você não tem a vida toda para isso.

Shao disse...

lolwut, não leio os livros quais você se refere, mas leio Light/Visual novels.

Estou sem alguma Visual Novel interessante no momento, dropei Edelweiss por causa da tradução. Quanto as LNs, terminei de ler a Bunretsu faz pouco.

killdream disse...

Atualmente os únicos livros que eu estou lendo são os das matérias que caem no vestibular TT_TT, mas eu adoro ler. Gosto de Sidney Sheldon, Agatha Christie, Josten Garder, Stephen King (para quem gosta de terror, eu recomendo).

@apepper: Com certeza é separado ^^

APepper disse...

Obrigado pela relevante lição de gramática.

Pelo menos isso mostra que você leu o que eu escrevi.

Salame disse...

Sim adoro ler principalmente seu blog em q descobri finalmente o q são as vocaloids(alem de naum gostar muito de ouvir elas cantarem).Pretendo fazer um manga numa linha mais underground como robert crumb e zap comix mais com magia,estudantes,vampiros,alienigenas e coisas do genero manga (naum sei se as duas coisas batem mas to tentando).Pra isso leio muita coisa da ''geração beat'' como Bukowski,Allen Ginsberg,William Burroughs,Jack Kuroeac(certeza q escrevi o nome dele errado ¬¬) um livro muito bom tbm e ''Matem me por favor'' q conta a historia do Punk em qualquer banca de jornal se encontra

Saikyo disse...

Infelizmente eu não tenho lido nenhum livro, tanto do tipo clássico ou comercial(tipo...harry potter lol), apesar que gostei de livros como "o continente", o arquipelogo achei meio sacal, apesar que gostei do "ultimo" membro da familia cambara(não dúvido que eu tenha errado o nome), ou os ratos de dyonelio machado.

Dá pano pra manga uma discussão sobre porque não se lê muito no Brasil, mas resumindo é que não se incentiva atividades intelectuais infelizmente e sim ser gostasa e ir em grupos de pagode ou samba, ou ser craque de futebol, o que é triste.

Mesmo nesse tipo de cenário é bom ler um número de livros durante um ano, só traz benefícios.Se não tiver temp pelo menos leia algumas páginas de algum livro antes de dormir.

See Ya!