domingo, maio 04, 2008

Touhou Project: Scarlet Weather Rhapsody e Demo de Subterranean Animism no Próximo Reitaisai!


Como já era de se esperar, o Reitaisai (a convenção exclusiva de Touhou) que vai acontecer dia 25 de maio vai trazer ótimas novidades, Não só a versão completa do novo Touhou de porrada como o demo do décimo primeiro game da série! Vamos as novidades:

Touhou Chireiden - Subterranean Animism: esté será o décimo primeiro game de tiro com a turma da Gensokyo, sem contar os spin-offs como Shoot the Bullet (ep.9.5) e Immaterial and Missing Power (ep.7.5). O demo terá os três primeiros estágios do game e depois do evento estará disponível para download gratuito no site da Shangai Alice.

Eis o enredo do game: Gêiseres começam a explodir, fazendo os Espíritos da Terra emergirem. Reimu e Marisa não vêem nenhum problema nisso, mas os demais youkais da Gensokyo não tem a mesma opinião. Sem muita vontade, a miko e a bruxa vão ao subterrâneo atrás da fonte do distúrbio. E selado lá embaixo há um poderoso youkai....(claro, né?)

Pelo que se sabe até agora, apenas Reimu e Marisa serão jogáveis de novo (como no antecessor, Mountain of Faith). Mas com sempre teremos novidades no gameplay: a principal é um sistema de escolha de youkais de apoio (talvez como o de Imperishable Night?) e que mudará o modo de se jogar dependendo da escolha, além dos diálogos no game. Outras coisas já reveladas são a volta do sistema de grazing (ausente em MoF), a divisão do marcador de Power em dois, uma barrinha misteriosa (talvez envolvida com o sistema de youkais) e um terceiro elemento que influirá na pontuação (como Time em IN e Faith em MoF). Quanto as bombas, aparentemente continua o sistema de MoF (mas é possível que os dois marcadores de Power tenham a ver com isso).

As informações acima vêm direto do blog do ZUN (o pai de Touhou). E ele sugere que pela primeira vez pode ficar mais simples se jogar numa dificuldade mais elevada (isso depois dos vários sarrafos que levei no Hard e Lunatic...). No lado técnico foram adicionadas opções para se trocar o tamanho da janela do game, ajustar a sensibilidade dos controles, e outros mais.



Touhou Hisouten - Scarlet Weather Rhapsody: saiu um novo demo de Touhou Hisouten: Scarlet Weather Rhapsody, episódio 10.5 (acontece entre Mountain of Faith e o novo Subterranean Animism) e o segundo game de luta baseado em Touhou. O antecessor, Immaterial and Missing Power é sem dúvida nenhuma o doujin game mais balanceado e competitivo já feito até agora (deixa Melty Blood no chinelo), superior até a muitos games “profissionais” (como uma certa edição de seis anos atrás de uma famosa franquia que se mudou para a placa Taito Type-X2 e segue em 2D...mas o resto da franquia é boa^^) e por isso a expectativa para SWR é muito boa.

O demo está muito diferente do que aquele que foi lançado ano passado; apesar de ainda contar apenas com Reimu, Marisa, Alice e Aya para se jogar. Mas muitos elementos do gameplay foram modificados e refinados (não é de se estranhar, já que além do sistema de netplay já existente no demo foram feitos até campeonatos em cima do demo pra eles conseguirem dados para essas mudanças). Fora isso temos também um menu completo para configurar opções e netplay, e um pequeno story mode de três estágios onde você joga com Reimu e que serve de prólogo para a versão completa do game. Os efeitos gráficos estão bem caprichados; acho que é bem provável que...nah, deixa o game sair pra eu seguir especulando...^^

Além disso, finalmente revelaram a capa do game. Ver a capa de um novo game de Touhou é como ver o logotipo de um novo Final Fantasy, pois sempre na capa de um novo Touhou tem a silhueta da última chefe do game. Geralmente é a chefe do Extra Mode (como Flandre em EoSD, Yukari em PCB ou Mokou em IN), mas se em IaMP foi Suika, também deve ser o caso agora em SWR.

Sem mais delongas, você pode baixar o demo lá do site da Tasogare Frontier, ou destes dois mirrors da Gensokyo.org ou da mizuumi.net. Eu acho que é bem provável que as demais personagens presentes em IaMP (Sakuya, Youmu, Patchouli, Yuyuko, Remilia, Yukari, Meiling e Suika) também retornem (afinal, os sprites já estão prontos) e talvez sejam adicionadas pelo menos de seis a oito novas...mas isso vai se ver logo em breve, pois o game vai sair agora no próximo Reitaisai em versão completa, junto com o demo de Subterranean Animism.

Não podia ser melhor, este ano está totalmente excelente em se tratando de bons games...e espero mesmo que SWR consiga ser pelo menos metade do que IaMP é atualmente...^^

Um comentário:

Shao disse...

Li muito sobre isso, tinha certeza de que postaria algo, sobre o demo do SWR, eu que ando jogando FULL TIME posso dizer é:
Mudou muito em relação ao demo anterior e busca uma balanço maior em relação ao IaMP, que é um game quase completamente balanceado, um exemplo disso é o novo jogo da Alice, o personagem de extremos do IaMP que não faz mais os mesmos counterpicks absurdos e nem é tão counterada por alguns personagens como antigamente, o novo sistema de bonecas é excelente.
O que notei também é que os combos estão muito mais situacionais, mas continuam completamente possiveis, mas um mini-erro não resulta mais em um bnb gigante de 4k damage, mas souberam manejar com isso e portanto, combos de grande dano continuam possiveis, só não tem os mesmo setups fáceis.
Aya antes parecia um personagem meio incompleto, hoje se mostra um personagem com combos aéreos ridiculamente eficiente(vide: j.Aj.2A e os follow ups) e muito rápida, é uma ótima personagem, minha segunda main, no momento.
Sobre a Reimu, não joguei muito com ela, mas tenho um amigo que joga, ela ainda é um personagem defensivo, tem projéteis incrivelmente eficazes, no mais, não lembro nem como são os aéreos dela agora.
lol, sobre Melty Blood, acho ele um jogo excelente, e não diria que põe IaMP no chinelo, os dois são muito bons, eu particularmente, não sei dizer qual jogo é melhor, mas opinião é opinião.
Btw, TOUHOU 11 FUCK YEAH! O traço do ZUN continua lixoso, mas todo mundo já tá acostumado, vai ser mais um sucesso de Touhou <3