domingo, março 09, 2008

RPG em Luto: Gary Gygax Nos Deixou...

Na manhã do último dia 4 deste mês de março, um homem a quem devemos muito do que nós gostamos nos deixou. Ernest Gary Gygax faleceu devido a um ataque cardíaco. Talvez você nunca tenha ouvido falar dele, mas se alguma vez você já rolou um dado de 20 faces você deve a criação do jogo que usa esses dados a ele. Ele, juntamente com Dave Arneson foi o criador de nada mais, nada menos do que Dungeons & Dragons. O primeiro RPG do mundo. Só isso já vale pelo menos um momento de respeito pela memória deste homem.

Gary Gygax além de criar RPGs (fora D&D) também criou jogos de tabuleiro, combate com miniaturas, a até uma variante de xadrez, fora alguns romances e contos de fantasia medieval, gênero que ele amava e foi a principal inspiração para a criação de D&D. Lá no fim da década de 50 ele também criou a primeira GenCon, que veio a se tornar depois o maior evento dedicado a RPGs, wargames, card games e similares dos EUA. Mesmo estando mal de saúde ele não parou nem por um momento de interagir com a comunidade de jogadores em fóruns como a Dragonfoot e a ENWorld.

Nas palavras do próprio Gygax: “Eu gostaria que o mundo lembrasse de mim como o cara que realmente gostava de jogos e de partilhar seu conhecimento e seus divertidos passatempos com todos.”

E muitos de nós lembrarão, Mr.Gygax.

Eu fiz muitos amigos graças ao jogo que ele criou. Ainda que não esteja mais jogando D&D por hora (eu talvez um dia retorne o hábito), conheci grande parte dos que posso chamar de amigos graças a ele (como o Ahlyvan, por exemplo). Bons games também. Pode até ser que RPG de console e computador pareça ter pouco a ver com de mesa (já que não rola interpretação), mas posso dizer que se não fosse por ele não teríamos esses games. E nem toda a diversão e aventura que nos falta no mundo duro e triste que nos cerca, mesmo que só por algumas poucas horas. Nós devemos a ele mais do que poderíamos pagar.

Até um dia, Mr.Gygax. Os Heróis e Vilões, Deuses e Dragões dos inúmeros mundos e universos dos quais o senhor participou da criação direta ou indiretamente prestam honras ao seu nome. Muito Obrigado!


Nenhum comentário: