sábado, outubro 20, 2007

Vocaloid 2: Hatsune Miku Detona no Japão



Hatsune Miku é uma cantora pop vem fazendo um sucesso arrasador no Japão ultimamente. Vários vídeos da artista vem aparecendo pela Internet com inúmeras performances. Só que tem um detalhe: nenhum paparazzo vai conseguir pegá-la em fotos comprometedoras ou sequer ela vai arrumar problemas com polícia, bebedeiras ou drogas. Simplesmente porque ela não existe. No nosso mundo não, mas no digital...


Vocaloid 2 é um software simulador de canto desenvolvido pela Yamaha. O usuário simplesmente coloca a partitura e a letra da música e o programa dá a música cantada e pronta! Sério! Ele ficou popular na Internet depois do lançamento da segunda versão, Hatsune Miku. Mesmo com o salgado preço de 15.000 ienes, o software alcançou agora em setembro passado a façanha de ficar no PRIMEIRO LUGAR em vendas no site da Amazon japonesa!


O sucesso de Hatsune Miku pegou até mesmo a Yamaha de surpresa; o programa está vendendo tanto que eles não estão dando conta da produção: No Japão, software de produção de música vende normalmente entre 200 ou 300 cópias e se vender em torno de 1.000 já é considerado um sucesso. Mas Hatsune Miku vendeu mais de 3.000 cópias num tapa.


Os criadores estão apontando como principais “culpados” do sucesso de Hatsune Miku os sites de video sharing como o Youtube e Niconico Douga, já que muitos usuários postaram lá seus trabalhos com o software. E muita gente que viu ficou com vontade de fazer o seu também e pra variar foi atrás de uma cópia também.



E alguns músicos profissionais estão encarando a cantora virtual não como concorrência, mas como uma parceria! O principal compositor do grupo ave;new ,dRESS fez uma versão da música “True my Heart” e botou aqui no blog dele. Ele fez todo o processo de criação, e chamou a produtora vocal Netomo Hidemi pro estúdio para ajustar a voz sintetizada de Miku. Sakura Saori, que cantou a versão original da música brincou no seu blog que “uma rival muito forte apareceu”. O tal do dRESS se empolgou tanto que vai tocar um projeto chamado new;LOVELOID usando Miku fazendo a vez de três vocalistas diferentes, e vai até compor músicas originais para o projeto...
E na edição japonesa da revista Playboy deste mês (que está bem melhor que a nacional deste mês :P) tem uma matéria sobre o sucesso da cantora virtual. E se está fazendo notícia em um veículo como a Playboy...

...CLARO que no nicho otaku está fazendo o circo pegar fogo. Oras, você está lendo isso aqui neste blog, não é? Não preciso dizer que uma cacetada de vídeos do Youtube são de músicas de animes e games cantadas pela Miku. Em menos de cinco minutos lá eu achei coisas como temas de Gundam Wing, Haruhi (quero ver se alguém se liga qual é essa...), Lucky Star (esta é do single da Tsukasa) , Mai HiME, músicas de Fate/Hollow Ataraxia (e essa eu gostei!), o tema de Kefka de Final Fantasy 6 , uma de Macross (Ai Oboete Imasu Ka...caraca, só eu me lembro de Macross? Tô véio, eh...), uma música de Frank Sinatra (Fly Me To The Moon, encerramento de Evangelion), uma do filme Full Metal Jacket do Stanley Kubrick (me esqueci do nome em português), e mais uma cacetada de coisa que dá pra achar em 10 minutinhos fuçando no Youtube...

E além de eventos como este, exclusivamente para músicas feitas com o software, como era de se esperar os grupos de doujin estão a todo vapor: um grupo está fazendo um eroge estrelando Miku, Oshiete! Darling . E no blog Otaroad foi divulgado que dentre os doujinshi a venda no Sunshine Creation, os com Hatsune Miku são os que mais estão vendendo.

Fora isso, tivemos algumas coisas como uma roupa da menina leiloada por 25.000 ienes em um leilão do Yahoo. Também criaram o video channel Mikuseg, exclusivamente para vídeos com Miku diretamente do Youtube.

O que mais posso dizer? Tái mais uma coisa pra fazer um monte de barulho. Ou melhor, música. Não duvide do seguinte: muita gente por aqui vai descobrir sobre Hatsune Miku (ainda mais depois de ler esse meu post) baixar um torrent do programa (pois o precinho...) e fazer sua própria música pop...ah, e se você fizer um me mande um link que eu posto aqui no blog se ficar legal^^

5 comentários:

Marcia Yuna disse...

Tá... mas... e os aipos?

E a dancinha??

E os outros personagens????
(que aparecem no youtube)

Kaen disse...

Queria saber aonde acho o video da Hatsune em 3D junto com uns outros personagens dançando uma dancinha qualquer e nos ultimos 25 segundos dançando caramelldansen!

Anônimo disse...

onde acho o lugar pra baixar a música ?

ivan valente baitola p-sol disse...

MIKU HATSUNE SÓ FALTAVAM COLOCAR EM PAGODES,FUNQUEIRAS CARIOCAS OU QUEIMA-ROSCAS DE MPB(NEY MATOGROSSO OU JOÃO GILBERTO).
LULA,JOSÉ SARNEY,RICHARYLSON E ALCKMIN SAIRAM CORRENDO QUE MIKU HATSUNE DÁ CHEIAR PORRADAS NOS BANDOS(CNBB,P-SOL,ANARQUISTAS,LULA,JOSÉ SARNEY,RICHARYLSON E ALCKMIN)!!!!!

Nina-chan disse...

Eo jah escutei as musikas dela são realmente muito boas